top of page
Foto do escritorAmanda Dumont

Treze vidas: O resgate

Os 13 garotos presos numa caverna da Tailândia prenderam a atenção do mundo em 2018


Em 23 de Junho de 2018, uma equipe de futebol e seu o treinador decidiram explorar a caverna Tham Luang, Tailândia, após o treino, mas uma chuva não prevista acabou alagando o lugar, os prendendo sem comunicação dentro do caverna.


Infelizmente, nenhum membro das autoridades tailandesas conseguiram alcançar a equipe presa e o país solicitou ajuda internacional, pedindo para que qualquer pessoa que soubesse alguma coisa sobre mergulho em cavernas, pudesse ajudar no resgate. Isso levou mergulhadores de cavernas de todo o mundo direto para a Tailândia e após dias dramáticos de muita espera, o resgate ocorreu enfim ocorreu.


A empreitada já foi registrada em 2021 no documentário O Resgate, produzido pela National Geographic e disponível no Disney+, mas ganhou esse ano um formato cinematográfico com a versão Treze Vidas: o resgate, disponível no Amazon Prime.

Treze Vidas: o resgate, disponível no Amazon Prime
Treze Vidas: o resgate, disponível no Amazon Prime

O filme foi produzido e dirigido por Ron Howard (Arrested Development), o filme traz Viggo Mortensen (O Senhor dos Anéis), Colin Farrell (Batman), Joel Edgerton (Obi-Wan Kenobi) e Tom Bateman (Assassinato no Expresso do Oriente) no elenco principal.


Descobertas surpreendentes


Ron Howard, diretor do filme, afirmou que tinha um amplo material de origem ao seu dispôr, mas descobriu muito mais coisas sobre o resgate enquanto fazia o filme. Ele percebeu que havia vários outros elementos ocultos na história que não foram divulgados pela mídia na época do resgate, como o esforço diário dos mergulhares, as dúvidas que eles tinham sobre o sucesso do resgate e a quantidade de pessoas envolvidas para tentar drenar a água da caverna.

Treze Vidas: o resgate, disponível no Amazon Prime
Treze Vidas: o resgate, disponível no Amazon Prime

Rick Stanton e Jason Mallinson, os mergulhadores de caverna que lideraram o resgate dos garotos, participaram da produção de Treze Vidas: O resgate. Como nenhuma filmagem do resgate foi feito, Stanton e Mallinson ajudaram a trazer maiores detalhes sobre o evento. Isso deu aos cineastas uma ideia dos desafios que enfrentaram dentro das cavernas sem nenhuma visibilidade. Ao mesmo tempo, auxiliaram os dublês nas cenas desafiadoras.


A forma exemplar como o filme é conduzido por Ron Howard faz com que essa seja uma experiência cinematográfica incrível, sufocante, que reverbera para além da projeção. A escolha de produção de ser inclusiva com a equipe local, não apenas no elenco, mas também a equipe técnica, como o fotógrafo Sayombhu Mukdeeprom, é acertada para tempos de diversidade no audiovisual, e garantem mais verossimilhança à história.


Comments


bottom of page