top of page
Foto do escritorAmanda Dumont

O mundo das fanfics e onde ler as melhores

Criadas por fãs, as fanfics podem se tornar maiores que as histórias originais


Já imaginou poder rescrever o final do seu livro favorito? Ou ainda acrescentar mais informações sobre aquele personagem que não foi bem explorado pelo autor? No mundo das fanfics isso não só é possível, como é a regra.


Do inglês fanfiction (ficção dos fãs), as fics são histórias criadas por fãs e postadas em comunidades e portais próprios, normalmente alterando um ou mais elementos da história original, seja ela um livro, um filme, uma série ou uma HQ. Existem fics onde novos personagens são criados, cenas originais alteradas para um novo desfecho, ou ainda uma história completamente nova com os personagens originais . As possibilidades são infinitas e é o que torna as fanfics tão cativantes para os fãs.


Como não há posse dos direitos autorais, as fanfics não tem fins lucrativos e são consideradas por muitos como plágio, mas autores consagrados como Meg Cabot (Os Diários da Princesa) e J.K Rowling (Harry Potter) já admitiram que não veem problema em fanfics com seus personagens.


Onde ler e publicar

Existem diversos sites onde é possível ler e publicar uma fanfic. A maioria dos sites permite a publicação de textos sobre diversos universos literários e cinematográficos, mas existem também os sites específicos como o Floreios e Borrões, dedicado somente a fanfic sobre o universo Harry Potter.


Abaixo separamos os principais sites de fanfic, mas fica o alerta! Algumas das histórias são para maiores de 18 anos, fique atento à classificação.

1- Nyah! Fanfiction

Criado em 2005, o Nyah!Fanfiction é um site brasileiro, que reúne tanto histórias originais, quanto conteúdos escritos por fãs. Completamente gratuito, o Nyah inicialmente tinha um foco maior em fanfics de séries, filmes e livros. Atualmente já existe uma categoria exclusiva para bandas e cantores.


2- Wattpad

O Wattpad permite o compartilhamento e a publicação de histórias, reunindo obras de autores conhecidos e desconhecidos. A rede social dos amantes da leitura possui cerca de 80 milhões de usuários e permite que os leitores se conectem com autores, comentem e votem nos seus contos preferidos. Alguns livros conhecidos do público foram originalmente publicadas lá de forma independente, como A Barraca do Beijo, de Beth Reekles e a fanfic de One Direction, After, escrita por Anna Todd. Ambos ganharam adaptações cinematográficas famosas, e o livro de Todd chegou a ser best-seller.


3- Archive of Our Own

Ganhador do Prêmio Hugo para Melhor Trabalho Relacionado, o Archive of Our Own é carinhosamente conhecido como Ao3. Ele é provavelmente um dos maiores portais de fanfiction do mundo, pois contém inúmeras categorias e filtros que podem sempre ser acrescentados pelos próprios fãs, já que é uma plataforma open source. Também gratuito, vale lembrar que o Ao3 é um dos sites que têm mais opções de classificação indicativa, e permite o download das obras em formatos como PDF, MOBI e EPUB. Mas, apesar de ter fanficsem diversos idiomas, ainda é mais fácil de achar histórias em inglês.


4- Fanfic.net

O Fanfic.net é um dos mais antigos sites de fanfiction, fundado em 1998, em Los Angeles. Com diversas categorias, ele é focado especificamente em conteúdos derivados de obras de ficção, não contendo nenhuma categoria sobre pessoas reais. É irmão do site FictionPress, voltado para a publicação de originais. Apesar de ter perdido um pouco de espaço nos últimos anos, o Fanfic.Net contém um dos melhores aplicativos mobile para leitura de fanfictions, que permite ao usuário baixar as histórias para ler offline.


5- Spirit

A plataforma mais recente da lista, Spirit, ficou muito famosa em meados de 2013, pois tinha categorias de fanfictions para pessoas famosas, como cantores e atores. Com um vasto catálogo de histórias em português, foi onde surgiu o meme do Faustão com Selena Gomez. Apesar de ter um modo pago, o Spirit tem bem mais funções gratuitas do que o Wattpad, além de ter também uma sessão exclusiva para aulas de português. Seu aplicativo mobile é muito bem avaliado na Play Store, mas a opção de ler offline é restrita aos assinantes do modo pago.


De fanfic para o mundo


Sabia que a trilogia “50 Tons de Cinza” era, na verdade, uma fanfic de Crepúsculo? É verdade! A saga erótica escrita por E.L. James começou como uma variação do romance entre Edward e Bella, chamada “Master of the Universe”. A história vez um sucesso tão grande que a autora fez as devidas adaptações, publicou e se tornou uma febre mundial. E se prestar um pouquinho de atenção, vai conseguir identificar certinho quem é quem na história.


E 50 Tons não está sozinha. Inspirada em uma fanfiction da banda One Direction, a série de livros After, de Anna Todd, está ganhando fama e reconhecimento. E o legal do livro é que é a primeira vez que a capa traz a informação de que foi baseado em uma fic! Postada na plataforma Wattpad, os quatro capítulos da série ultrapassaram um bilhão de visualizações.


Apesar de as duas terem forte apelo erótico, não são apenas as histórias desse gênero que estão saindo do mundo online para o papel impresso. No Brasil, ficwritters tem conseguido seu espaço, mesmo que não com a fama estrondosa dos casos anteriores.


Antes uma fanfic de Crepúsculo, A Infiltrada, de Natália Marques, vai ganhar seu segundo exemplar. The Colt’s Secret começou como uma fanfic do mesmo fandom vampírico, e agora sua autora, Kel Costa, está publicando uma série de livros originais, chamada Fortaleza Negra.



Comments


bottom of page