top of page

Melhores praias do Rio de Janeiro

Foto do escritor: Amanda DumontAmanda Dumont


O verão está logo ali e é bom já preparar a roupa de banho para aproveitar ao máximo a estação. Para quem mora no Rio de Janeiro ou pretende visitar o estado ensolarado nas férias, fizemos uma lista das melhores praias da região.


1- Praia de Ipanema (Rio de Janeiro)


Claro que a musa de Tom Jobim não poderia ficar de fora: queridinha da zona sul carioca, a Praia de Ipanema é daquelas que merece uma visita em toda viagem ao Rio de Janeiro (assim como a Praia de Copacabana, claro). Nos 2,6 km de orla da praia, desfilam todas as tribos – surfistas, gringos, sarados, gays etc.


A areia fofa quase sempre lota, incluindo os muitos ambulantes vendendo clássicos como o mate e o sacolé. E o Posto 9 continua sendo um dos principais pontos de encontro (e de paquera) de Ipanema. Sem falar na Pedra do Arpoador, onde o por do sol é digno de aplausos de seus admiradores (como frequentemente acontece, aliás). Razões suficientes para ser considerada uma das melhores praias do Rio de Janeiro, né?


2- Praia do Farol (Arraial do Cabo)


Frequentemente listada entre as praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Farol está localizada na Ilha do Farol, na cidade costeira de Arraial do Cabo. A paisagem digna de cartão-postal inclui dunas, morros verdes, areia branquinha e águas absurdamente azuis e translúcidas – então vale usufruir da fama de Arraial do Cabo como “capital do mergulho no Brasil” e ver de perto a vida marinha em um mergulho na praia, visível mesmo até sem equipamento.


Tudo isso, porém, a um “custo”: o acesso à praia é só por barcos autorizados a partir da Praia dos Anjos, já que a ilha é controlada pela Marinha, e cada visitante pode ficar no máximo uma hora.


3- Praia de Lopes Mendes (Ilha Grande)


Simples assim: Lopes Mendes já deteve o título de praia mais bonita do Brasil fora do Nordeste. E quem visita Ilha Grande, em Angra dos Reis, não demora muito para perceber porque tantos elogios. Razoavelmente extensa, com três quilômetros de areia fina e amendoeiras, tem como seu principal trunfo as águas super cristalinas, com incríveis variações de tonalidades de azul e verde.


Quase sempre bastante tranquila, apenas na alta temporada a praia ganha alguns verdadeiros ambulantes. O acesso é por trilha, com cerca de 2,5 horas de caminhada intensa a partir da Vila de Abraão, ou via barco/balsa até a Praia do Pouso.


4- Praia de Grumari (Rio de Janeiro)


Grumari é uma praia com quase 3 km de extensão e natureza bem preservada. É cercada por costões e morros com mata de restinga, que proporciona um contraste espetacular com o mar super azul e claro.


Mar, aliás, adorado pelos surfistas, que se esbaldam nas ondas que chegam a três metros de altura. São eles que enchem a praia nos finais de semana.


Dica extra: no canto esquerdo fica a praia de Abricó, frequentada por naturistas.


5- Praias de Antigos e Antiguinhos (Paraty)


São mais de 90 praias em Paraty. Antigos e Antiguinhos são duas joias da região, e valem o esforço para chegar até elas – não entram carros e o acesso é por barco desde Laranjeiras, ou por trilha, a partir da Praia do Sono.


O visual é esplendoroso: as duas enseadas são cercadas por montanhas cobertas por mata atlântica, a areia é clara e fofa e as águas mornas e cristalinas, com boas ondas para surfar. Destaque também para os pequenos riachos de água doce em Antiguinhos, ideal para tirar o sal do corpo.


Em tempo: as praias ficam em uma área de preservação, portanto não é permitido acampar ou fazer fogueiras.

Comments


bottom of page