Um país nórdico e bem distante do Brasil, a Noruega tem se tornado um destino popular entre os brasileiros por uma razão bastante especial: a Aurora Boreal.
Visíveis em boa parte do país durante o inverno, as luzes no norte encantam locais e turistas do mundo todo, criando um espetáculo único no céu. Quer realizar o sonho de ver ao vivo a Aurora Boreal? Veja as dicas abaixo!
Melhor cidade: Tromsø
A cidade de Tromsø fica bem ao norte do país e é considerada a capital do ártico. Com pouco menos de 70 mil habitantes, ela está constantemente recheada de turistas em busca das luzes do norte. Ocupa o posto de 8ª maior cidade da Noruega por população, assim como também é sede da Universidade de Tromsø, cervejaria, jardim botânico e planetário mais ao norte do mundo.
Melhor época: de outubro a março
Uma das premissas para ver a Aurora Boreal é que o céu esteja escuro, o que no norte do hemisfério norte só acontece nos meses de outono e inverno, geralmente entre setembro e março. Nos demais meses o céu costuma estar bem claro para permitir uma boa visualização das luzes.
Outro ponto importante é que o céu precisa estar sem nuvens, pois a Aurora Boreal acontece por cima delas.
Como achar uma Aurora Boreal?
Como a cidade de Tromsø está bem ao norte, é possível ver a Aurora em alguns locais específicos da cidade, como a praia Telegrafbukta ou no topo do teleférico Fjellheisen, mas uma das opções mais interessantes é contratar uma das agências espalhadas pela cidade.
As agências levam grupos para as áreas mais afastadas da cidade, o que rende paisagens lindas (mesmo que a noite) e uma chance maior de ver as Auroras. Por estar em locais escuros, as luzes no céu ficam mais fortes e você tem o benefício de um fotógrafo profissional para tirar fotos que não ficam borradas.
Outro ponto positivo das agências é que mesmo que o tempo na cidade de Tromsø esteja ruim, elas podem te levar até a fronteira com a Finlândia na busca pelo melhor local para ver as auroras.
Veja abaixo algumas das agências que atuam em Tromsø:
Encontrei a Auroral! E agora?
Como os meses de melhor visibilidade da Aurora Boreal são os meses de outono e inverno (de outubro a março), o tempo é bem frio, principalmente à noite.
O aconselhado é ter uma boa bota de inverno, meias de lã, um casaco impermeável e cachecol para aguentar o clima ao ar livre e poder aproveitar as luzes por mais tempo!
Para tirar fotos, o ideal é ter um tripé, pois como tudo estará escuro e as luzes acontecem bem distante do chão, será preciso uma exposição maior da câmera. Tanto uma câmera profissional como um celular podem tirar boas fotos, sendo que a câmera é mais recomendada por ter um maior número de configurações para alterar e garantir a foto mais nítida.
Está planejando sua viagem e tem dúvidas? Escreva nos comentários abaixo!
Comments