Todos já vimos cidades, vilas e países inteiros abandonados na TV ou nas telas do celular. Seja um filme de terror ou um show pós-apocalíptico, as imagens assustadoras do que antes era uma cidade repleta de vida podem parecer estranhas e nos dar um calafrio na espinha. Mas, você sabia que embora longe de nossa vida cotidiana, esses lugares existam em todo o mundo?
Cidades fantasmas são locais abandonados, geralmente aqueles que contêm restos visíveis de habitação. Existem muitas razões pelas quais uma cidade se torna uma cidade fantasma, como declínio econômico, guerra, desastres naturais ou poluição. As cidades fantasmas geralmente são completamente desabitadas, no entanto, existem algumas cidades fantasmas que têm populações muito pequenas. Algumas cidades são restritas e seu acesso às vezes é proibido, enquanto outras são transformadas em atrações turísticas ou parques. Veja abaixo algumas das cidades fantasmas mais interessantes do mundo.
1-
No século 19, após a descoberta de uma lucrativa linha de ouro, Bodie era uma cidade em expansão. Nos melhores momentos, a cidade tinha de 5.000 a 7.000 habitantes, além de 2.000 edifícios. A cidade começou a declinar no início do século XX, mostrando os primeiros sinais de queda nos lucros e, alguns anos depois, a ferrovia foi abandonada. Hoje, Bodie é uma autêntica cidade fantasma do Velho Oeste que tem apenas 110 edifícios. Os visitantes podem caminhar livremente pelas ruas desertas da cidade e ver os restos interiores como foram deixados, prateleiras ainda estocadas com mercadorias ou lixo ocasional no chão, mas removê-lo é contra as regras do parque.
2-
Oradour-sur-Glane era uma vila na região de Nouvelle-Aquitaine, no centro-oeste da França. Foi destruída em 10 de junho de 1944, quando 642 de seus habitantes, incluindo mulheres e crianças, foram massacrados por uma companhia de soldados nazistas. A unidade SS, liderada por Adolf Diekmann, selou a cidade e obrigou todos a sair de suas casas. Homens foram levados para os galpões, onde foram baleados por metralhadoras e depois incendiados. Apenas 6 homens escaparam, embora um tenha sido morto a tiros mais tarde. Mulheres e crianças foram trancadas em uma igreja onde os soldados acionaram um dispositivo incendiário. Quando as vítimas tentavam escapar pelas janelas, foram atingidas por metralhadoras. Das 247 mulheres e 205 crianças da igreja, apenas uma mulher de 47 anos conseguiu sobreviver. Ela escapou por uma janela, levou um tiro não fatal e conseguiu rastejar nos arbustos onde se escondeu durante a noite. Após a guerra, o então presidente francês, Charles de Gaulle, decidiu que a vila deveria ser transformada em memorial. Uma nova vila com o mesmo nome foi construída nas proximidades.
3-
Talvez uma das cidades fantasmas mais conhecidas do mundo, Pripyat, na Ucrânia, foi fundada em 1970 como a nona cidade nuclear da União Soviética para apoiar a próxima usina nuclear de Chernobyl. Quando foi evacuada um dia após o desastre de Chernobyl, na tarde de 27 de abril de 1986, a cidade tinha uma população de 49.360 habitantes. Naturalmente, após o desastre, a cidade foi abandonada e logo se tornou uma cidade fantasma. Hoje em dia, à medida que os níveis de radiação diminuem, mais e mais turistas visitam o local e várias empresas ucranianas oferecem visitas guiadas pela região.
4-
Dhanushkodi já foi uma cidade indiana simples, cheia de vida e risos. As pessoas podiam ir e vir de trens, apreciar as vistas do Mar Laccadive de um lado e do Estreito de Palk do outro. No entanto, tudo mudou quando o ciclone Rameswaram de 1964 atingiu a cidade. Com ventos tão fortes quanto 280 quilômetros por hora e maremotos de 7 metros de altura, o ciclone atingiu a cidade na noite de 22 a 23 de dezembro de 1964. Cerca de 1.800 pessoas morreram na tempestade ciclônica e na cidade foi abandonado. O governo de Madras declarou Dhanushkodi como uma cidade fantasma, imprópria para viver. Hoje, é um destino turístico popular, onde as pessoas podem ver as ruínas deixadas para trás e tirar fotos cênicas em Dhanushkodi Beach Point.
5-
Localizada no Reino Unido, a ilha de Montserrat, Plymouth já foi uma capital. Foi construída em depósitos históricos de lava perto do vulcão Soufrière Hills, que era considerado inativo há muito tempo. Em 1995, o vulcão voltou a entrar em erupção, forçando as pessoas de Plymouth e arredores a evacuar. Foi completamente abandonado 2 anos depois, depois que a cidade foi destruída pelo fogo e coberta de poeira e detritos. Como a atividade vulcânica continuou, toda a metade sul da ilha foi declarada uma zona de exclusão. Apesar de abandonada e na zona de exclusão, Plymouth continua sendo a capital de jure de Montserrat, o que a torna a única cidade fantasma que serve como capital de um território político.
6-
A vila de Döllersheim remonta ao século XII. Perto de Döllersheim, havia uma aldeia chamada Strones, onde em 1837 Alois Hitler, pai de Adolf Hitler, nasceu filho ilegítimo da camponesa Maria Schicklgruber. Como Strones não tinha capela, Maria foi à paróquia de Döllersheim para registrar o nascimento com o padre local.
Depois que a Áustria foi anexada pela Alemanha nazista em 1938, Hitler ordenou que Döllersheim e várias outras aldeias vizinhas menores fossem evacuadas em favor de uma grande área de treinamento militar. Os moradores foram realocados à força e suas casas foram bombardeadas como parte das operações de treinamento militar.
Desde 1981, algumas áreas da vila, como a igreja paroquial românica de São Pedro e Paulo, foram abertas ao público em geral, embora outras áreas ainda sejam operadas pelas Forças Armadas Austríacas.
Comments