top of page
Foto do escritorAmanda Dumont

Bienal do Livro no RJ - 2019



A 19ª edição da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro ocorrerá entre 30 de agosto e 8 de setembro, no centro de exposições do Riocentro, Zona Oeste da cidade. A feira, que tem a missão de "incentivar o hábito da leitura para mudar o país", terá novidades na edição de 2019.


Uma das primeiras novidades será notada já na entrada do evento. Tradicionalmente feita pela lateral do Riocentro, que já dava acesso direto à exposição, entrada esse ano será pelo espaço do Pavilhão das Artes, cuja exposição permanente indoor de arte de rua é a maior da América Latina.


Segundo a diretora da Bienal, Tatiana Zaccaro, o objetivo maior é priorizar a experiência do público. Por isso, os jardins, lagos e outros ambientes externos do Riocentro serão melhores aproveitados. "Vamos trabalhar com categorias muito bem segmentadas, seguindo a lógica de criar uma bienal para cada um. Para as crianças, por exemplo, teremos o pavilhão infantil", disse Zaccaro.


Além dessas novidades, segundo a coluna de Marina Caruso no jornal O Globo, o Japão será homenageado pela Bienal do Livro de 2019, com exposições de mangás e games, além de uma programação voltada a outros elementos da cultura nipônica.


A programação para jovens e adultos é extensa, mas não só para eles: educadores e crianças terão atenção ainda mais especial nesta edição. Pela primeira vez, o festival dedica um pavilhão ao público infantil, onde estará a maior atividade do evento: “Pela Estrada a fora…” – área cenográfica de 500 m² que convidará os pequenos a viver uma experiência imersiva e sensorial como se estivessem em uma floresta, dentro de um grande livro pop-up que ganha vida.


Conheça um pouco mais dos outros espaços disponíveis esse ano.


Pela Estrada A Fora… – O espaço traz três tocas ilustradas com desenhos que remetem a fábulas, lendas e contos clássicos da literatura. As crianças poderão experimentar texturas, gradação de luz para passagem de tempo, sons de bichos e da natureza. Haverá ainda uma clareira, onde terão uma série de atividades lúdicas, e uma cabana que recria a floresta à noite.


Arena #SemFiltro Área dedicada ao público jovem e suas leituras do mundo através de encontros com autores, youtubers e personalidades queridinhas dessa geração tão exigente e conectada. Com acesso próprio, o ambiente é o lugar ideal para fomentar reflexões sobre temas e movimentos que fazem parte do cotidiano. A variedade de assuntos é imensa e convidativa. Terão mesas sobre esperança, fé, amor, poesia, biografias, games, filmes, empoderamento, beleza, humor, LGBTQIA+, entre outros.


Fórum de Educação – Será realizado nos dias 02 e 03 de setembro e tem a proposta de colocar a educação em diálogo com diferentes plataformas e conectar saberes para encarar o desafio de educar em um mundo em transformação.


Café Literário – Espaço para autores nacionais e internacionais debaterem temas diversos e ficarem frente a frente com o público, ampliando ainda mais as possibilidades de discussões e reflexões sobre suas obras. Serão discutidos temas como feminismo, meio ambiente, cultura nipônica, ciência, política, música, fake news, privacidade, corrupção e Brasil. Palco Maracanã – Vai receber os autores muito midiáticos e influenciadores. Auditório Madureira – Permite os encontros do público com escritores.

Comments


bottom of page