top of page
Foto do escritorAmanda Dumont

7 curiosidades sobre J.R.R Tolkien

Autor de O Senhor dos Anéis teve uma vida movimentada antes da fama

J.R.R Tolkien, autor da saga O Senhor dos Anéis
J.R.R Tolkien, autor da saga O Senhor dos Anéis

J.R.R Tolkien é um dos autores mais conhecidos da atualidade e foi classificado pela Forbes, em 2019, como uma das cinco personalidades mortas mais importantes da história.


Criador de obras inspiradoras como O Senhor dos Anéis, O Hobbit, O Silmarillion, entre outros, a vida de Tolkien ainda inspira a curiosidade dos fãs, tendo até mesmo virado um filme de nome Tolkien, interpretado por Nicholas Hoult e Lily Collins.


Apesar de cobrir bastante informação sobre a vida do autor, o filme deixa algumas curiosidades de fora. Confira!

Infância complicada

J.R.R Tolkien nasceu em 1892, na África do Sul, e pouco tempo depois mudou-se com a mãe e o irmão mais novo para a Inglaterra. O pai ficou e acabou morrendo de febre amarela quando o escritor tinha apenas 4 anos de idade. As coisas foram um pouco difíceis durante esses anos, porém, pioraram de vez quando ele completou 12 anos e sua mãe morreu.

Ele passou boa parte da sua adolescência vivendo como um jovem órfão, indo de orfanato em orfanato, até ser adotado por um padre católico chamado Francis. Talvez nunca teríamos conhecido o universo dos hobbits se J. R .R. Tolkien não tivesse tido uma infância tão sombria.


Escrita lenta

O autor demorou 12 anos escrevendo sua principal obra, O Senhor dos Anéis.
O autor demorou 12 anos escrevendo sua principal obra, O Senhor dos Anéis.

J.R.R.Tolkien levou 12 anos para escrever a saga O Senhor dos Anéis, que tem mais de mil páginas. O livro, publicado pela primeira vez em 1954, vendeu mais de 100 milhões de exemplares no mundo todo. Na Grã-Bretanha, só perde para a Bíblia em número de livros vendidos. A obra foi traduzida para mais de 40 idiomas.


Oficiais da Alemanha nazista

Quando O Hobbit foi lançado em 1937, alguns oficiais nazistas enviaram uma carta a Tolkien exigindo uma tradução da obra em alemão. Nessa carta, os agentes também queriam que ele assumisse ser judeu. Tolkien respondeu a eles que não assumiria nada, e ainda desejava que seus antepassados tivessem sido judeus. Os alemães não rebateram.


Católico devoto

O britânico não chegou a ser um fanático religioso, mas era extremamente conservador aos seus costumes e valores relacionados à fé. Vez ou outra, ele visitava centros católicos e simpatizava com os hábitos dos fiéis. A religião foi um sério motivo de briga dentro da família dele: metade era católica e metade protestante.


Veterano de guerra

J.R.R Tolkien durante a Primeira Guerra Mundial
J.R.R Tolkien durante a Primeira Guerra Mundial

Tolkien foi um veterano na I Guerra Mundial, tendo servido como segundo tenente no 11º Batalhão da Força Expedicionária Britânica. Durante uma batalha sanguinária, ele contraiu uma febre que quase o matou e prejudicou sua carreira militar por complicações de saúde posteriores. Ele ia e voltava: do hospital para o campo de batalha.


Casa histórica

Casa onde o autor viveu e deu vida a seus livros mais famosos
Casa onde o autor viveu e deu vida a seus livros mais famosos

A casa onde o autor escreveu O Hobbit e a trilogia O Senhor dos Anéis foi tombada pelo Patrimônio Histórico. A mansão está localizada nos arredores de Oxford (Inglaterra) e data de 1924. Possui oito quartos e vários corredores que, segundo dizem, inspiraram algumas cenas das aventuras de Bilbo e Frodo Baggins.


Aversão por aranhas

Na infância, Tolkien foi picado por uma aranha. Ele precisou de várias semanas para se recuperar do veneno, mas a aracnofobia perdurou. Os fãs agora sabem de onde veio a inspiração de Laracna.

Comments


bottom of page