Quantas você conhece?
Ao longo dos 127 anos de cinema, centenas de milhares de frases icônicas foram criadas para fazer com que os filmes se tornassem ainda mais marcantes.
Muitas delas tiveram sucesso e agora fazem parte do imaginário do público, se tornando parte importante de nossa cultura, além de grandes referências. Confira!
1- "I'm the king of the world!" (Eu sou o rei do mundo!)
Como não se lembrar dos gritos de felicidade de Jack (Leonardo DiCaprio) dentro da luxuosa embarcação em Titanic (1997)? O ator interpretou muito bem este garoto oportunista, de origem pobre, que consegue entrar no Titanic e depois conhecer a Rose (Kate Winslet).
2- "May the Force be with you" (Que a Força esteja com você)
Todos os filmes da saga Star Wars contam com o inesquecível slogan "Que a Força esteja com você", pronunciada por Ben Kenobi no primeiro Guerra nas Estrelas (1977). Além disso, a frase de abertura dos filmes, "Em uma galáxia muito, muito distante...", também já se tornou muito icônica também.
3-"I see dead people." (Eu vejo pessoas mortas)
Um dos suspenses de maior bilheteria de todos os tempos, O Sexto Sentido (1999) ficou conhecido por sua inesperada reviravolta no final, pelas belas atuações de Bruce Willis e do garoto Haley Joel Osment, e também pela frase "Eu vejo pessoas mortas", que foi repetida e parodiada muitas vezes desde então.
4-"I'm going to make him an offer he can't refuse." (Eu vou fazer uma proposta que ele não poderá recusar)
A atuação de Marlon Brando em O Poderoso Chefão (1972) marcou gerações de atores, pela construção ousada da voz e dos gestos. Entre várias frases notáveis que o personagem pronuncia no filme, esta marcou diversos cinéfilos, e chegou a figurar em alguns cartazes do filme.
5-"My precious." (Meu precioso)
O Senhor dos Anéis - As Duas Torres (2002) traz um dos personagens de animação mais complexos que o cinema já viu. O personagem é interpretado na trilogia Senhor dos Anéis por Andy Serkis, que criou a voz e os movimentos de Gollum/Smeagol através da tecnologia do motion capture.
6-"This is Sparta!" (Isto é Esparta!)
Os fãs de 300 (2006) devem ter percebido que a maioria dos cartazes, pôsteres e imagens promocionais dessem filme mostram Gerard Butler berrando, com toda a força. A frase que ele grita é esta: "Isto é Esparta!", em resposta à afirmação de que as técnicas do exército espartano são "loucura". A frase também serviu para muitas paródias, e tornou-se o bordão do filme.
7-"Houston, we have a problem." (Houston, nós temos um problema)
Esta é provavelmente a cena mais lembrada em Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo (1995): pouco depois de afirmarem que a viagem espacial se passa muito bem, os astronautas (incluindo Tom Hanks e Kevin Bacon) sofrem um problema com os tubos de oxigênio, desencadeando uma série de desastres na espaçonave. A frase "Houston, nós temos um problema" tornou-se um símbolo comum para anunciar problemas.
8-"Pede pra sair!"
![](https://static.wixstatic.com/media/064821_7396e978a52b475cb0b5e5f979a7f3a1~mv2.jpeg/v1/fill/w_980,h_551,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/064821_7396e978a52b475cb0b5e5f979a7f3a1~mv2.jpeg)
Entre as frases do cinema nacional, não poderia faltar o capitão Nascimento (Wagner Moura) em Tropa de Elite (2007). Durante o agressivo treinamento para a formação de policiais do Bope, Nascimento cospe e bate nos candidatos, para ver qual deles realmente suporta o funcionamento agressivo da polícia de elite. A série também tem outros bordões conhecidos, como "Missão dada é missão cumprida", que estampa alguns dos cartazes.
9-"I'll be back." (Eu voltarei) e "Hasta la vista, baby!"
Ajudada pelo forte sotaque austríaco de Arnold Schwarzenegger, a frase "Eu voltarei" se tornou um marco da franquia O Exterminador do Futuro (1984), sobre um androide que retorna ao passado para matar um adolescente, antes de ele se tornar um homem perigoso. Como se uma frase marcante não fosse o suficiente, ele ainda trouxe em O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final o bordão "Hasta la vista, baby!"
10-"Bond. James Bond."
O famoso bordão está longe de ser uma exclusividade de 007 Contra o Satânico Dr. No (1962), mas foi desde o primeiro filme da franquia 007 que o espião (Sean Connery, na época) passou a se apresentar dessa maneira. A partir deste filme, vários atores interpretaram o papel principal, mas mantiveram a frase clássica, símbolo de toda a elegância e arrogância do personagem.
*Com informações do Adoro Cinema
Comments