top of page

10 anos de Candy Crush Saga

Foto do escritor: Amanda DumontAmanda Dumont

Jogo se tornou popular em 2012 e já tem mais de um bilhão de downloads

O popular jogo de combinar doces para ganhar pontos completa 10 anos de existência. Candy Crush Saga, da desenvolvedora King, iniciou sua história como um jogo no Facebook e com a crescente popularidade, cinco meses depois se tornou um aplicativo para smartphone.


Democrático e fácil de jogar, Candy Crush Saga virou uma febre entre crianças e adultos, acumulando mais de um bilhão de downloads em toda sua história.


O Jogo

Imagem da tela do jogo Candy Crush Saga
Imagem da tela do jogo Candy Crush Saga

A ideia de Candy Crush Saga é combinar três ou mais doces iguais para atingir o objetivo de cada fase. Cada combinação de doces e fileiras liberadas ajudam a produzir uma substância química chamada dopamina. Esse neurotransmissor está diretamente relacionado à sensação de recompensa e prazer que os seres humanos sentem, por isso passar de fase e alcançar os objetivos gera um sentimento de dever cumprido no cérebro.


Segundo Sandra da Cruz Martins, diretora de arte do game, cerca de 15 novos níveis são lançadas toda semana. Atualmente, existem aproximadamente 2.800 níveis.


O jogo é classificado como freemium, o que quer dizer que ele é gratuito, mas pode ter recursos pagos para aumentar a usabilidade do jogador.


Com o sucesso de Candy Crush Saga, a desenvolvedora King criou variações com novas opções de bônus e jogabilidades, além de inserir desafios e personagens notáveis como Cupcake Carl. Apesar da ação dos outros games ter mesma base do jogo original, suas ações ocorrem em aplicativos completamente separados. Até o momento foram lançadas três variações: Candy Crush Soda Saga, lançado em 20 de outubro de 2014, Candy Crush Jelly Saga, lançado em 7 de janeiro de 2016 e Candy Crush Friends Saga, lançado em 4 de setembro de 2017.


Você pode fazer o dowload do jogo para Android ou IOS.


O outro lado


A popularidade do jogo e o sentimento de satisfação que ele produz ajudam não só a criar bons momentos para os jogadores, como também podem viciar.


Em 2013, uma clínica no Reino Unido lançou um programa de reabilitação para viciados em Candy Crush. O estabelecimento chegou a receber cerca de cinco pessoas por mês e o tratamento custava aproximadamente £2 mil, o que equivale a quase R$ 10 mil na cotação atual.


De acordo com o psicólogo Steve Sharman, da Universidade de Cambridge, os acertos iniciais fazem com que o seu corpo libere dopamina, um neurotransmissor responsável por algumas funções, como humor e a sensação de prazer. A produção da substância também está relacionada com o consumo de drogas e seria uma das principais causas do vício.


A sorte e o nível de dificuldade do jogo também são aspectos que foram estudados por Sharman. Como as sequências do game são aleatórias, a impressão que você têm é de que depende apenas das suas habilidades para conseguir um maior número de acertos.


Essa sensação de “estar no comando” que o título oferece faz com que os jogadores fiquem grudados na telinha por um bom tempo e conforme o grau de dificuldade de Candy Crush vai aumentando, mais viciado o jogador pode ficar.


コメント


bottom of page