top of page
Foto do escritorAmanda Dumont

Uma tradição que atravessa os séculos

As procissões da Semana Santa na Espanha atraem moradores e turistas de todos os lugares


A Semana Santa é a celebração cristã da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus e o período mais importante do ano para os católicos. Essa semana é comemorada em toda a Espanha, mas é no sul do país que as procissões ganham mais destaque.


Cidades como Córdoba, Málaga, Granada e Sevilla apresentam cortejos grandiosos, que começam no fim da tarde e seguem noite adentro, mostrando ao público cenas importantes da história da Salvação de Cristo.


Os Nazarenos peregrinam por quilômetros, carregando imagens e estátuas cristãs iluminadas por velas, estandartes, cruzes, acompanhados de bandas de tambores e metais que dão o tom solene da celebração. Enquanto isso, homens encapuzados, carregando velas acesas, e até cavalos deixam o espetáculo ainda mais incrível.


As procissões da Semana Santa remontam a uma Espanha do século XVI, nos trajes, na cultura e na intensidade da fé. As peregrinações são divididas por irmandades, ou seja, associações religiosas que organizam as procissões.


As irmandades integram pessoas de diferentes origens, status social ou profissão, já as confrarias unem pessoas de uma certa profissão (por exemplo uma confraria de pescadores).


Estas irmandades e confrarias carregam em seus ombros, ou em uma plataforma com rodas, um passo com esculturas que representam a Paixão de Cristo com imagens de virgens ou santos pertencentes as igrejas. Cada irmandade ou confraria possui seu próprio trajeto, algumas caminham por mais de 10 quilômetros, outras fazem trajetos mais curtos e, ao longo dele, trazem símbolos e cores próprios que refletem suas histórias.


Em Málaga por exemplo a mais de 500 anos as irmandades realizam uma competição para criar os tronos (plataforma que se carrega os santos) mais vistosos. Já em Córdoba desde do século XII os nazarenos ou penitentes, uma irmandade que se distingue pelos seus trajes com capuzes pontiagudos denominado “capirote” saem pelas ruas segurando velas acesas e muitos deles descalços em comprimento de alguma promessa. E Sevilha, se vive tão intensamente a Semana Santa que recebe mais de 60 irmandades, e atrai uma imensidão de turistas.

Procissão da Semana Santa em Córdoba, Espanha.
Procissão da Semana Santa em Córdoba, Espanha.

Comments


bottom of page