Mulherzinhas foi publicado em setembro de 1868 e foi um sucesso imediato. 150 anos depois esse livro continua sendo sucesso de vendas e de adaptações para o cinema.
Confira algumas curiosidades desse clássico:
📖 O livro é tido como uma autobiografia romantizada de Louisa May Alcott, já que ela se inspirou em eventos da sua vida e do seu convívio para escrever o romance. Há até quem ache que Jo, a protagonista, é seu alterego.
📖 A autora escreveu num espaço de apenas três meses as 492 páginas que constituem a primeira parte de Mulherzinhas. Um ano depois Alcott publicou Boas Esposas, a continuação da história das Meg, Jo, Beth e Amy March.
📖 De acordo com uma enquete feita pelo programa The Great American Read em 2018, Mulherzinhas foi considerado o 8º melhor livro de todos os tempos na opinião dos leitores americanos.
📖 Apesar de Mulherzinhas ser o volume mais conhecido, ele gerou mais três livros: Esposas Exemplares, continuação direta do original; Little Men, mostrando a vida de seus filhos quando crianças; e Jo's Boys, mostrando a vida dos filhos de Jo e de suas irmãs, já adultos.
📖 Em 2019 o livro foi adaptado pela sexta vez para o cinema, agora por Greta Gerwig. Adoráveis Mulheres contou Saoirse Ronan, Emma Watson, Florence Pugh e Eliza Scanlen interpretando as quatro irmãs.
Comentários