A estação ficou no espaço por aproximadamente 24 semanas entre 1973 e 1974
A Skylab foi a primeira estação espacial dos Estados Unidos criada pela NASA. Ela foi operada por três equipes de astronautas independentes: a Skylab2, Skylab3 e Skylab4. As atividades da estação incluíam observação solar e da Terra, além de diversos experimentos e aconteceram entre maio de 1973 e fevereiro de 1974.
Na época a estação não tinha como ser reabastecida, pois o ônibus espacial só ficaria pronto em 1981. Com isso a estação acabou saindo de órbita e desintegrando na atmosfera em 11 de julho de 1979, caindo entre o oceano Índico e a Austrália.
Experimentos
Os experimentos foram divididos em seis categorias:
Vida científica - psicologia, pesquisa biomédica e ciclos circadianos
Física solar e astronomia - observação solar, Cometa Kohoutek, observação de estrelas, física espacial
Recursos terrestres - recursos minerais, geologia, furacões, padrões de terra e vegetações
Ciência material - derretimento de metal, solda, crescimento de cristal e fluidez de água
Pesquisa estudantil - 19 propostas estudantis foram observadas, incluindo o teste de aranhas tecendo teias em baixa gravidade
Outros - adaptabilidade humana, habilidade para trabalhar, destreza, operações de habitação/design.

Vida na estação
Cada astronauta tinha uma área privada de dormir do tamanho de um pequeno closet, com uma cortina, saco de dormir e armário. Havia também um chuveiro e banheiro para que os astronautas colhessem amostras de urina e fezes para exames na Terra. Essas amostras eram tão importantes que no caso de um resgate, elas teriam sido prioridade na evacuação.
O sistema de chuveiro para gravidade zero era totalmente inovador. A grande preocupação era que água pudesse vazar e comprometer os componentes eletrônicos em volta. O chuveiro tinha uma cortina cilíndrica que ia do chão ao teto e um sistema de vácuo para sugar a água. No chão havia suportes para prender os pés.

O Skylab não tinha um sistema de reciclagem de água que pudesse transformar a urina em água potável, mas também não descartava resíduos jogando-os no espaço. O tanque de oxigênio líquido (aproximadamente 73.280 litros) era usado para armazenar lixo e águas residuais, passados antes por uma câmara de descompressão.

Comments