top of page

Conheça a linha Kármán, o limite do espaço suborbital

Foto do escritor: Amanda DumontAmanda Dumont

Linha imaginária traça o limite entre a atmosfera terrestre e o espaço


O dia 20 de julho ficou marcado para a Blue Origin como o dia em que foi feito o primeiro voo espacial tripulado e não pilotado da história. A façanha contou com Jeff Bezos, fundador da Amazon, seu irmão Mark Bezos, a aviadora Wally Funk e o estudante Oliver Daemen.


A New Shepard é composta por um foguete que carrega a capsula espacial com os astronautas. A nave subiu ao limite de 100km de altitude, a chamada linha Kármán, antes de se separar e começar a descer. Esse é o limite convencionado entre a atmosfera e o espaço. Após 10 minutos de voo, a capsula espacial retornou ao chão. Veja imagens do voo na galeria abaixo.


O que é a linha Kármán


A densidade do ar diminui à medida que aumentamos a altura. Portanto, na altitude acima de 100km, a densidade do ar é tão baixa que o espaço sideral já pode ser considerado. Essa faixa de atmosfera é chamada de espaço suborbital.


Diante dessas preocupações, a linha Kármán surgiu para descobrir qual o limite entre a atmosfera e o espaço sideral, fato importante para a aeronáutica e astronomia.

A linha de Kármán fica entre a mesosfera e a termosfera.

Outra definição mais exigente do limite da atmosfera considera que ele termina onde a densidade da atmosfera se torna mais baixa. Isso é conhecido porque a velocidade que uma aeronave pode adquirir para atingir a sustentação aerodinâmica por meio de asas e hélices deve ser comparável à velocidade orbital para aquela mesma altura. Com esses cálculos a altura pode ser conhecida por esses meios para as asas e eles não são mais válidos para manter a aeronave. Portanto, É aqui que a atmosfera terminaria e o espaço sideral começaria. (Fonte: Meteorologia de Rede)



Comments


bottom of page