Está acontecendo hoje na Bienal do Livro uma ação promovida pelo Youtuber Felipe Neto: 10 mil livros com temática LGBT+ estão sendo distribuídos gratuitamente em represália à censura feita pelo governo de Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro. Os livros estão envoltos em um saco preto e contém uma etiqueta com os dizeres: "Este livro é impróprio para pessoas atrasadas, retrógradas e preconceituosas."
"A ideia foi minha, nascida de um absurdo que a gente está experimentando e vivenciando quase todos os dias no governo brasileiro como um todo. Foi uma resposta a essa intolerância.Se alguém enxergar algo negativo nisso, acho que essa pessoa precisa buscar ajuda", explicou Felipe Neto.
Marcelo Crivella determinou na tarde de quinta-feira, 05/09, o recolhimento de um livro dos Vingadores com personagens homossexuais por suposto "conteúdo sexual para menores".
Fiscais da Secretaria Municipal de Ordem Pública do Estado estiveram na Bienal do Livro do Rio no início da tarde desta sexta-feira, 6, mas não encontraram nenhum exemplar do livro, pois em cerca de 40 minutos após a abertura do evento a HQ Vingadores - A Cruzada das Crianças já havia se esgotado.
De acordo com o prefeito, livros com esse tipo de conteúdo só poderiam ser comercializados quando embalados em saco preto e com aviso de conteúdo impróprio para menores.
A decisão gerou controvérsia na internet e na própria Bienal, onde os expositores se recusaram a aceitar as orientações do prefeito e o público vaiou os fiscais da Secretaria Municipal.
A feira de livros também publicou em seu próprio Instagram uma nota de repúdio.
Comments