top of page

Uma década sem Amy Whinehouse

Foto do escritor: Amanda DumontAmanda Dumont

Relembre os principais momentos da carreira da cantora britânica


Há 10 anos, no dia 23 de julho de 2011, o mundo perdia uma de suas maiores artistas: Amy Winehouse, que possui uma curta, mas memorável carreira. A cantora morreu aos 27 anos em sua própria residência, em Londres, por intoxicação alcoólica. Winehouse, se ainda estivesse viva, estaria completando 37 anos neste dia 14 de setembro.


Conhecida pela voz marcante, pelo visual pin-up e pelo talento irretocável, infelizmente Amy também chamou atenção do público e da mídia por suas polêmicas. Por anos, a artista travou uma intensa luta contra o álcool, as drogas e a depressão, além de ter passado por um relacionamento conturbado (e abusivo) com seu ex-marido, Blake Fielder-Civil.


Relembre abaixo alguns fatos da carreira de Amy!


O primeiro disco, “Frank”, é de 2003

Frank” foi lançado em outubro de 2003, quando Amy tinha 20 anos. No trabalho, a artista focou em gêneros como soul e R&B, com faixas como “Stronger Than Me” e “Take The Box“. O álbum só ficou famoso muito mais tarde e foi relançado posteriormente em diversos países.


“Back To Black” se tornou o disco mais vendido do século no Reino Unido

O grande marco da carreira de Amy Winehouse foi “Back To Black”, de 2006. Faixas como “Rehab”, “You Know I’m No Good” e a própria “Back To Black” ganharam as rádios e o mundo.

Segundo a empresa Official Charts Company, com dados de agosto de 2011, “Back To Black” vendeu 3,26 milhões de cópias no Reino Unido, ultrapassando “Back to Bedlam”, de James Blunt, com 3,25 milhões de cópias vendidas.


Amy Winehouse conquistou cinco Grammys por “Back to Black”

Em fevereiro de 2008, a artista se tornou a primeira cantora britânica a ganhar cinco Grammys, transformando-a no grande nome da noite.


Na ocasião, a cantora não compareceu na cerimônia ao vivo em Los Angeles, pois estava internada em um programa de reabilitação.


Rehab foi escrito em seis horas!

Uma de suas músicas mais famosas, "Rehab", foi escrita em apenas seis horas, em parceria com o produtor, Mark Ronson.


Amy pensava em parar com sua carreira musical

Em entrevista ao jornal The Observer, Amy afirmou que gostaria de se concentrar na vida familiar. "Eu sei que sou talentosa, mas eu não fui colocada aqui para cantar. Eu fui colocada aqui para ser esposa, mãe e olhar pela minha família. Eu amo o que eu faço, mas não é onde as coisas começam ou terminam".

Comments


bottom of page