As Crônicas das Sombras
Editora: Darkside
Autora: Frances Hardinge
Ano: 2020
Sinopse:
Makepeace é uma jovem valente, com um passado misterioso, que aprendeu a se defender dos fantasmas que tentam possuí-la à noite. Um dia, um acontecimento terrível faz com que ela baixe a guarda. E agora há um espírito dentro dela. O espírito é indomado, bruto e forte, e pode ser sua única defesa quando ela é enviada para morar com os parentes ricos e poderosos de seu pai. Há rumores de que uma guerra civil pode eclodir, e eles precisam de pessoas como ela para proteger um segredo sombrio de família. Enquanto planeja sua fuga e resolve partir para um país assolado pela guerra, Makepeace precisa decidir o que é pior: a possessão ou a morte.
Resenha:
Clima sombrio, segredos, famílias tradicionalistas, uma guerra política e fantasmas - essas são as palavras que eu usaria para resumir essa história.
As Crônicas das Sombras nos apresenta a Makepeace, uma menina com um segredo sombrio, criada pela mãe em um vilarejo altamente religioso. Após um infeliz acidente, Makepeace vai morar com a família do pai e descobre que seu segredo na verdade é um dom que corre na família, mas o significado disso é bem pior do que ela poderia esperar.
O pano de fundo de toda a história é a guerra civil inglesa de 1642, onde partidários do rei Carlos I e do Parlamento entraram em conflito. Apesar de parecer algo distante, a guerra acaba tento um papel importante para o desenrolar do destino dos personagens - prato cheio para quem gosta de história.
Esse é o sétimo livro da autora Frances Hardinge e gostei bastante do estilo de escrita dela. A história corre em primeira pessoa e isso ajuda a manter o mistério do livro por mais tempo, pois estamos sujeitos à ingenuidade da protagonista. Mesmo após a grande revelação do livro, o desfecho não é óbvio, pois os personagens não param de surpreender o leitor.
O final é bem amarrado, mas deixa espaço para uma continuação caso a autora decida ir por esse caminho. Ah, e não se assuste! Apesar dos elementos sobrenaturais, o livro não é nada assustador.
コメント