O pôr do sol em Marte é azul devido a composição da atmosfera
Com informações de: IFL Science
A Terra e Marte são como um reflexo invertido um do outro. Marte é o Planeta Vermelho. A Terra é o ponto azul pálido. Marte é um deserto gelado. A Terra está cheia de água e vida. Mas há outra diferença curiosa. O céu de Marte é vermelho, enquanto o pôr do sol é azul.
A razão por trás disso é semelhante ao motivo pelo qual nosso céu é azul e nosso pôr do sol é vermelho. A luz do Sol se espalha com base no que está na atmosfera. A luz solar compreende luz de muitos comprimentos de onda diferentes, e moléculas e partículas de poeira interagem apenas com ondas específicas. A dispersão da luz por essas partículas é a chave para a cor que vemos.
A atmosfera de Marte é muito tênue – sua pressão é equivalente a cerca de 1% da da Terra. É feito de dióxido de carbono e tem muita poeira. Essa poeira fina tende a espalhar a luz vermelha para que o céu pareça avermelhado, o que deixa passar a luz azul. Na Terra, é o contrário. A luz azul reflete nas moléculas de ar, dando ao nosso céu sua tonalidade característica.
Ao pôr do sol, a luz percorre uma distância maior na atmosfera, por isso se espalha mais. O que resta é a cor que vemos. Na Terra, temos uma paleta mais ampla de vermelhos, que na verdade é amplificada por cinzas de vulcões e poeira de incêndios. Em Marte, temos um tom azul frio.
Comments