Embora a maioria das pessoas não tenha problemas para obter água potável, essa não é a realidade de todos no planeta: cerca de 2,2 bilhões de pessoas lutam diariamente porque não têm acesso seguro à água potável. Mas pode haver uma solução no horizonte para esse problema. Recentemente a ONG Give Power instalou uma usina movida a energia solar que transforma a água salgada do oceano em água potável e pode assim ajudar 25.000 pessoas por dia.
A primeira estação de energia que transforma água salina em água potável está em Kiunga, uma pequena cidade no Quênia, e já melhorou consideravelmente a vida dos moradores da cidade. A Give Power instalou o que eles chamam de "uma fazenda solar de água", uma estação que colhe energia solar usando painéis solares. Eles são capazes de produzir 50 quilowatts de energia e acionar 2 bombas de água 24 horas por dia. A organização não planeja parar por aí e deseja usar a tecnologia em outras partes do mundo também.
O processo de dessalinização, que é crucial para transformar água salgada em água potável, consome muita energia e é caro, portanto, o uso de energia solar pode ser uma solução muito boa a longo prazo.
Antes da instalação dessa tecnologia, as pessoas às vezes tinham que viajar por mais de uma hora apenas para obter água potável para si e suas famílias. Como cada gota de água fresca era tão preciosa, eles geralmente tomavam banho e lavavam suas roupas em água salgada suja, que é muito ruim para a pele.
Conheça mais sobre o projeto e apoie a iniciativa clicando aqui.
Comments