Quando você realiza tarefas comuns no dia a dia, como escovar os dentes, tomar banho ou arrumar a cama, sente que está focado somente naquilo? 100% ali naquele momento? Ou você sente que está fazendo as coisas em “piloto automático” e fica pensando no que tem que fazer, com a mente divagando? A maior parte das pessoas se identifica mais com o segundo caso, porque a nossa mente é cheia de distrações.
O mindfulness se tornou um fenômeno mundial justamente por atuar em cima disso, ensinando as pessoas a lidarem com os seus pensamentos e emoções, e ajudando a distinguir um pensamento útil daquele inútil que, em determinadas circunstâncias, chega a ser prejudicial.
A arte em questão é simples na sua definição, mas difícil na prática. Afinal, quantas vezes conseguimos efetivamente desligar a nossa corrente de pensamentos e concentrarmo apenas no que está ao nosso redor?
O que acontece é que nosso cérebro está sempre em busca de prazer e conforto. Isso quer dizer que quanto menos decisões conscientes você tiver que tomar, menos energia mental você vai gastar e, consequentemente, mais conforto pro seu cérebro. O mindfulness vai te ajudar a perceber que entrou no “modo zumbi” e tentar sair dele. No início vai ser desconfortável, mas depois é transformador, gerando ganhos na vida pessoal e profissional, como mais foco e produtividade, por exemplo.
Quer saber mais? Escolhemos um vídeo do TeDx para ilustrar o conceito.
留言