top of page
Foto do escritorAmanda Dumont

Máscaras de Veneza: 4 coisas que você não sabia

As máscaras eram utilizadas para proteger a aristocracia de punições durante a folia


O Carnaval de Veneza é uma festa que surgiu no século XI e dura até hoje, na Itália. A celebração reúne turistas do mundo todo nos arredores da Praça São Marcos, ainda que seja época de frio.


A celebração dura cerca de dez dias e tem características bem particulares. Diferentemente do Brasil e de outros lugares, em Veneza não há blocos e muitas músicas pelas ruas para o carnaval, trata-se muito mais de uma confraternização, na qual as pessoas conversam, se divertem e, claro, para verem e exibirem suas fantasias.

Celebração do carnaval de Veneza
Celebração do carnaval de Veneza

Curiosidades


1- Início assustador

Os homens usavam a “baùta”, uma roupa com uma espécie de capa que cobria todo o corpo. O rosto era escondido por uma máscara branca triangular, com uma abertura que não os impedia de comer e beber, mas era bem fechada, e por isso até alterava um pouco avoz de quem a usava.


Já as mulheres usavam a “moretta” uma máscara preta de veludo oval. A máscara feminina não concedia muita liberdade, pois se encaixava no rosto por meio de um botão que devia ficar dentro da boca da mulher, o que as impedia de se expressarem.


2- Tudo liberado

Fantasiados tudo era permitido, sem hierarquias sociais respeitadas, e as pessoas podiam interferir na aristocracia ou ridicularizar as autoridades. Veneza se transformou em um palco de teatro real, onde as danças, canções e amor foram os protagonistas libertinos.


As máscaras no Carnaval de Veneza se tornaram um hábito para os nobres inescrupulosos, pois assim poderosos matavam seus rivais ficando impunes e mulheres podiam se entregar aos prazeres do sexo com os servos, pois eram protegidas por uma lei que absolvia as damas da acusação de adultério caso o homem estivesse usando uma máscara, afinal ele podia ser seu próprio marido.

Máscaras venezias expostas
Máscaras venezias expostas

3- As máscaras já foram proibidas

Em 1608 o uso das máscaras chegou a ser proibido, fazendo assim com que o Carnaval de Veneza entrasse em decadência, mas depois voltou a ser permitido e até hoje a cidade festeja durante esse período do ano.


O evento atrai hoje mais de 100 mil pessoas que, apesar do frio e da ameaça das marés altas que freqüentemente inundam a praça de São Marcos, para ali convergem a fim de admirar o luxo das fantasias e das máscaras.

Um dos dias de festa do carnaval de Veneza
Um dos dias de festa do carnaval de Veneza

4-Commedia dell’arte

Conhecida também como Comédia de Máscaras, a Commedia Dell´Arte era composta por espetáculos teatrais em prosa, muito populares na Itália e em toda a Europa na segunda metade do século XVI até meados do século XVIII. O espetáculo era baseado no improviso dos atores, que seguiam apenas um esquema elaborado pelo autor para cada cena cômica, trágica ou tragicômica.


Grandes atores criavam as ações e os diálogos diante do público. Tornaram-se famosas as figuras de Arlequim, do doutor, do capitão Spaventa, de Pulcinella, Pantalone e Colombina, entre outros, com seus tipos físicos regionais, com seus dialetos e temperamentos especiais, vestimentas e máscaras características.

Personagens da Commedia Dell´Arte
Personagens da Commedia Dell´Arte

Comentarios


bottom of page