Exibição mostra artes produzidas por mulheres durante a história
Uma das exposições em cartaz no MASP é a História das Mulheres, Histórias Feministas. Dividida em dois momentos, a mostra exibe artes produzidas por mulheres até o ano 1900 e depois a partir dos anos 2000.
Com curadoria de Julia Bryan-Wilson, Lilia Schwarcz, e Mariana Leme, a exposição História das Mulheres apresenta quase cem trabalhos, que datam do século 1 ao 19. Como o título indica, não se trata de uma única história, mas de muitas, narradas por meio de obras feitas por mulheres que viveram no norte da África, nas Américas (antes e depois da colonização), na Ásia, na Europa, na Índia e no território do antigo Império Otomano.
Com 60 pinturas, 2 desenhos e 34 tecidos de diferentes épocas e origens, Histórias das mulheres destaca trabalhos para além das categorias tradicionais das belas artes. Embora não se conheça o nome das artistas têxteis, todas as peças expostas foram produzidas por mulheres.
A mostra fica em cartaz até o dia 17 de novembro de 2019.
Já a exposição Histórias Feministas reúne 30 artistas e coletivos que emergiram no século 21 e que trabalham com base em perspectivas feministas, ampliando um debate que ganhou visibilidade nas artes visuais entre os anos 1960 e 1980, mas que segue cruzando lutas, narrativas e conhecimentos. A mostra tem curadoria de Isabella Rjeille.
A mostra fica em cartaz até o dia 27 de outubro de 2019.
Comments