top of page
Foto do escritorAmanda Dumont

Finlândia elege a primeira-ministra mais jovem do mundo

O parlamento da Finlândia escolheu Sanna Marin, 34 anos, como a nova primeira-ministra do país, tornando-a a chefe de governo mais jovem do mundo. Integrante do Parlamento, também ocupa o cargo de ministra dos Transportes e Comunicações desde junho de 2019.


A primeira-ministra assumiu o cargo em Helsinque como chefe de uma coalizão de cinco partidos do centro-esquerda, ao lado de outros quatro partidos, todos chefiados por mulheres - três dos quais com 30 e poucos anos.


A nova ministra das Finanças de Marin, Katri Kulmuni, é ainda mais jovem aos 32 anos, e apenas um de seus parceiros de coalizão tem mais de 35 anos.


O líder de estado mais jovem até então era Oleksiy Honcharuk, o atual primeiro ministro da Ucrânia, que foi nomeado aos 35 anos pelo presidente Volodymyr Zelensky. Apesar de ter sido manchete global, Marin desviou das perguntas sobre a atenção internacional que recebeu por se tornar a mais jovem premier do mundo.


A ministra disse: 'Nunca pensei em minha idade ou sexo, penso nas razões pelas quais entrei na política e nas coisas pelas quais conquistamos a confiança do eleitorado'.


Marin cresceu cuidada por sua mãe e pela namorada de sua mãe e disse que sua "família arco-íris" lhe mostrou a importância de "igualdade, justiça e direitos humanos".


Em uma entrevista de 2015, Marin disse que se sentia 'invisível' quando criança, porque não podia falar abertamente sobre a configuração de sua família. Ela também disse que sua infância influenciou fortemente suas prioridades políticas, que incluem a proteção do generoso sistema de bem-estar da Finlândia e os baixos níveis de desigualdade.


Marin trabalhou em uma padaria na adolescência e ganhou dinheiro distribuindo revistas enquanto estava na Pirkkala High School, antes de se tornar a primeira de sua família a ir para a universidade. A nova primeira-ministra tem uma filha de 22 meses, Emma Amalia Marin, com o marido Markus Räikköne e compartilhou fotos de gravidez e amamentação em sua conta do Instagram. Defendendo seu uso frequente das redes sociais, ela disse: "Represento uma geração mais jovem, mas é claro que, quando se trata de redes sociais ou Instagram, acho que sou um indivíduo, uma pessoa real, mesmo sendo primeira-ministra".


O presidente Sauli Niinisto entregou formalmente a Marin o mandato no dia 10 desse mês, marcando o momento em que ela se tornou oficialmente primeira-ministra. A nomeação de Marin e seu novo governo permite que ela represente a Finlândia na cúpula da União Europeia em Bruxelas no final desta semana. A Finlândia mantém a presidência rotativa do bloco até o final do ano.


Comments


bottom of page