top of page

25 curiosidades sobre os cães

Foto do escritor: Amanda DumontAmanda Dumont

Conheça os fatos mais curiosos sobre o melhor amigo do homem

Quem tem um cachorro vira e mexe se depara com um comportamento meio estranho do peludo que pode não fazer sentido para a gente. Mas no mundo animal, está tudo certo!


Para estreitar sua relação ainda mais com esses pets, separamos 25 fatos curiosos que com certeza vão ajudar no seu relacionamento com o peludo. Confira!

  1. As glândulas sudoríparas de um cão se localizam nas suas patas.

  2. A gestação de cachorro pode gerar, em média, 6 filhotes por vez, se ele for de porte pequeno ou médio. Já no caso de cachorros grandes, o número pode chegar a 15.

  3. Cães se enrolam como uma bola na hora de dormir para se manterem aquecidos e se protegerem de possíveis predadores.

  4. O rabo de cachorro é uma extensão da coluna do animal, pois também é composto por vértebras.

  5. Assim como os humanos têm digitais únicas, a impressão do focinho do cachorro também é exclusiva para cada animal e serve para identificá-lo de forma eficaz.

  6. O hábito de cavar com as patas traseiras depois de fazer xixi é uma forma de marcar território comum entre os machos adultos.

  7. Cães só dormem de barriga para cima quando se sentem seguros naquele ambiente.

  8. Os cachorros possuem um canal exclusivo para o olfato. Sendo assim, quando um cão inspira parte do ar segue a rota dos pulmões enquanto a outra segue um caminho dedicado exclusivamente para identificar cheiros.

  9. E por falar em cheiros, você sabia que quando os cachorros cheiram o rabo uns dos outros isso é um sinal de cumprimento? É como se fosse o famoso aperto de mão dos humanos. Inusitado, né?

  10. Os cães são verdadeiros campeões em variedade de tamanhos, raças e formas. Existe cachorro para todos os gostos, e é praticamente impossível não encontrar um amigão que seja perfeito para você.

  11. A pata de cachorro possui um “quinto dedo”, chamado de ergô e que tem uma função parecida com o polegar dos humanos: é com ele que o animal consegue segurar comida, brinquedos e outros objetos.

  12. O cachorro sente saudade e demonstra isso por meio da linguagem corporal canina, como o famoso olhar de cão tristonho.

  13. Os filhotes de cachorro nascem surdos, cegos e sem dentes. Mas calma, isso não é definitivo: em menos de três semanas de vida eles começam a adquirir os sentidos.

  14. Cães possuem uma terceira pálpebra no olho, chamada membrana nictitantes. É ela que ajuda a limpar os restos e o muco de seus globos oculares e produzir lágrimas.

  15. Os cachorros podem fingir estar doentes de vez em quando só para chamar a atenção do seu tutor.

  16. Quando um cãozinho lambe o nariz, isso é uma tentativa de colocar o cheiro que sente em sua boca.

  17. O sistema digestivo do cachorro é mais rápido do que o de outros animais, pois a alimentação deles é muito rica em nutrientes que garantem que a absorção seja feita com mais rapidez.

  18. A temperatura corporal de um cachorro saudável varia entre 38 e 39º. Caso esteja muito acima ou abaixo disso, é importante procurar a ajuda de algum médico veterinário, porque pode ser indicativo de doença.

  19. Os cachorros podem ser tão espertos quanto uma criança de 2 anos de idade.

  20. O mesmo hormônio (oxitocina) que faz com o que seu cão te ame, também é capaz de fazê-lo se apaixonar por outros cães.

  21. Já se perguntou qual a velocidade máxima que seu amigo de quatro patas pode atingir? Pasme: um cachorro pode correr até 30 km/h, em média, sendo que algumas raças chegam até a ultrapassar esse limite.

  22. O cachorro entende o que falamos. O nível de compreensão deles é totalmente diferente, claro, mas ainda assim eles são capazes de associar algumas palavras, como o seu próprio nome e comandos básicos de treinamento

  23. Se você não sabe quantas horas um cachorro dorme por dia: chegou a hora da verdade. Um cão adulto costuma dormir entre 12 e 14 horas por dia.

  24. Às vezes um cãozinho fica boa parte do tempo com a boca aberta porque é assim que ele troca o calor necessário para se adaptar a temperatura do ambiente, principalmente em dias mais quentes.

  25. O cheirinho desagradável que costuma acompanhar a pata de cachorro é causado por bactérias e fungos da região, mas que não trazem malefícios ao animal.

*Com informações de Patas da Casa

Comments


bottom of page